HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES

A aula de Hidroginástica para gestantes é caracterizada pela prática de exercício físico aeróbico na piscina, utilizando materiais adequados. A hidroginástica para grávidas é altamente recomendada em função da alteração do centro de gravidade do corpo, podendo causar desequilíbrio e quedas. Com a atividade dentro da água, esse risco é eliminado, proporcionando mais segurança. Além dos eventuais ganhos de condicionamento físico, reduz os efeitos de sobrecarga na coluna.

Benefícios:

Relaxamento muscular, fortalecimento da musculatura responsável pela manutenção da postura, redução da dor lombar, baixo impacto, perda de calorias, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, concentração e respiração.

Fonte: Runner

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Dicas para os dias de frio

A queda da temperatura pode incomodar bastante as pessoas mais sensíveis, e nem os agasalhos ou cobertores são capazes de afastar a sensação de frio. Para acabar com esse problema, uma dica é manter o corpo aquecido não só por fora, mas também por dentro. Além dos alimentos e bebidas quentes propriamente ditos, alguns outros têm o poder de elevar a temperatura do corpo. O mais importante é escolher pratos que, além de esquentar o corpo, não comprometam o organismo. O abuso de massas, café ou mesmo sopas prontas pode prejudicar a dieta e a saúde.

Cacau em pó: Altamente antioxidante, o cacau é rico em uma série de nutrientes – vitaminas, A, B1, B2 e B3, minerais como magnésio, zinco e cobre -, é capaz de melhorar o humor e de aumentar a temperatura interna.

Pimenta vermelha: Rica em capsaina, substância que estimula a quebra das moléculas de gordura, a pimenta vermelha pode acelerar a atividade metabólica e aumentar a circulação, o que resulta em uma sensação de aquecimento interno. O consumo desse alimento, entretanto, deve ser moderado e não é recomendado para pessoas com problemas no estômago.

Canela: Que tal substituir o açúcar pela canela? Essa especiaria ajuda a adoçar comidas e bebidas de forma mais natural e saudável. Além disso, a canela é poderosa para aquecer o corpo.

Mingau: É comum que muitas pessoas deixam de consumir o mingau com medo de engordar, mas isso não é necessário. Basta escolher corretamente a composição: aposte nos leites vegetais para cozinhá-lo, como o leite de arroz, soja ou aveia. Além disso, o fubá também pode ser substituído por amaranto ou quinoa adoçados com canela, que deixarão a mistura mais magra e confortável para aquecer o corpo.

Fonte: vix.com por Aline Pereira

A fisioterapeuta Tânia Fleug explica que, com a temperatura mais baixa, os vasos sanguíneos se contraem e o sangue circula mais lentamente, isso faz com que os pés e as mãos fiquem gelados. A solução é estimular a circulação sanguínea.
Movimentar os pés como se estivesse acelerando ou desacelerando um carro e massagear a região do punho com movimentos circulares ajuda a bombear o sangue para as extremidades.
E nada de se encolher. Ficar encolhido por causa do frio pode gerar tensões musculares e contraturas .
Pessoas que sofrem de dores crônicas ou até mesmo as mais saudáveis precisam tomar cuidado, pois a contração devido às baixas temperaturas pode causar patologias nas articulações e nos nervos. Tanto para esticar os músculos quanto para fazer o sangue circular melhor, Tânia recomenda manter com regularidade as atividades físicas, apesar do inverno.
Existem opções como bolsas de água quente, que podem ser colocadas na cama antes de deitar para manter o local aquecido ou para esquentar os pés enquanto pegamos no sono.

Fonte: zhvida

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Conheça 5 benefícios da pesca esportiva para a saúde

A pesca esportiva é um dos esportes mais acessíveis. Não importa a idade, a situação financeira, a forma física, todos podem facilmente participar.

O que muitos não acreditam e não levam a sério é que, sim, a pesca esportiva tem vantagens incríveis para a saúde. Por isso, separamos os 5 principais benefícios que essa modalidade de esporte pode trazer. Fique com a gente e confira!

  1. Promove um exercício contínuo 

Ao contrário do que muitos pensam, a pesca pode ser um bom exercício físico. Seja caminhando, andando de bicicleta ou remando (caso esteja em um barco) para vasculhar os melhores locais no lago ou no rio, arremessando iscas ou se movimentando durante muitas horas… Tudo isso pode fazer com que você acabe realizando um bom exercício aeróbico.

Os movimentos serão mais intensos caso a opção seja pela modalidade da pesca com mosca (fly fishing) — tipo específico de pescaria em que se usa uma “mosca” artificial e uma linha ponderada. Nesse tipo de pescaria, a movimentação terá de ser mais ágil e vigorosa, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais.

É claro que a pesca não é o tipo adequado de exercício para perda de peso, mas, com certeza, sua saúde cardiovascular sairá no lucro.

  1. Oferece movimentos de baixo impacto

Exercícios muito intensos, tais como a corrida, têm os seus benefícios, indiscutivelmente. Entretanto, a corrida pode comprometer as articulações, uma vez que o impacto com o solo é muito grande. Ao contrário, a movimentação realizada durante a pesca é muito mais suave, dessa forma você não compromete suas articulações.

  1. A pesca esportiva ajuda a desligar-se

O dia a dia é muito veloz e faz com que nossa mente fique a mil. A pesca esportiva pode ajudar nesse sentido: estar em contato com a natureza num lugar calmo, desconectado dos computadores e celulares, faz com que o seu cérebro se permita desligar um pouco dos problemas e compromissos.

Momentos como esse são fundamentais para a saúde mental, uma vez que virtudes como a paciência e a tranquilidade passam a ser constantemente exercitadas.

  1. Melhora a destreza

À medida que envelhecemos, nossas habilidades motoras vão se deteriorando. A pesca esportiva pode auxiliar a manter essas habilidades, afinal, ela envolve uma série de movimentos pequenos e complexos que podem ajudar a melhorar a destreza e a agilidade dos movimentos.

Ademais, a pesca também faz com que movimentemos músculos que não estamos tão habituados a mover, tais como os das costas e alguns dos braços.

  1. Proporciona bons momentos e diversão

Tudo o que fazemos e que nos proporciona prazer pode trazer benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Assim, tirar um tempo da rotina estressante para dedicar a uma atividade que oferece bem-estar, com certeza trará mais qualidade de vida.

Frente a isso, fica claro que a pesca esportiva possui uma série de benefícios para a nossa saúde. Da saúde mental à saúde física, a pesca traz vantagens em curto e a longo prazo. Isso sem falar no maravilhoso contato com a natureza, desenvolvimento do espírito esportivo e socialização que também são consequências da prática desse esporte.

Fonte: Quisty

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Qual a importância do alongamento?

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, torácica e lombar.

A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente.

Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazerem os exercícios é de manhã. Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades. Espreguiçar-se de manhã já é uma forma de colocar o corpo em movimento. Nessa hora ele está menos flexível do que à tarde. Mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho.

Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões. Depois, relaxar naturalmente a musculatura. Uma pessoa muito musculosa pode ter dificuldade em conseguir alongar por causa do encurtamento dos músculos. Se for seu caso, peça auxílio a um professor.

Uma boa dica para melhorar a amplitude do movimento é soltar todo o ar dos pulmões. A genética determina se uma pessoa é mais ou menos flexível. Existe um limite, mas é claro que é possível melhorar.
Fonte: Equipe Bem Star  bemstar.globo.com

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Os benefícios de desenhar vão além do relaxamento

Bem antes dos livros para colorir, você provavelmente já fez rabiscos num caderno ou folha de papel para passar o tempo, sem talvez perceber que esta atividade era bastante relaxante. E não é à toa que muitos pais dão lápis e papel para as crianças quando elas estão muito agitadas, e os pequenos ficam comportados por horas, focados em seus rabiscos.

Pois é, você não precisa exatamente comprar livros de colorir para desestressar: desenhar também acalma. Ao fazer uma pausa e focar na atividade de desenhar, você se esquece dos problemas, principalmente se estiver em um ambiente tranquilo. Segundo o artista especializado em desenhos realistas, Reginaldo Borges, além de relaxar, também é muito empolgante ver o resultado a cada novo desenho, e essa sensação incentiva você a fazer desenhos cada vez melhores.

Ao desenhar recorre-se ao hemisfério direito do cérebro, que é considerado o emocional e leva ao raciocínio criativo e intuitivo. Por isso, além de desestressar, esta atividade também ajuda a desenvolver habilidades como a criatividade, a emoção e a percepção, pois você começa a observar mais os objetos, as pessoas, as paisagens e a imaginar que tudo pode virar um bela obra de arte. De acordo com Reginaldo Borges, você vai aprender que o poder da criação não tem limites.

Fonte: levepravida por Priscila Ramires

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Conheça alguns benefícios ao andar de bicicleta

Além de queimar calorias, você foge do trânsito e trabalha os membros inferiores.

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje a história é bem diferente. Grande parte das pessoas nunca teve uma bicicleta própria ou deixa a sua cheia de teias de aranha na garagem. Seja por preguiça ou falta de tempo, quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios – desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca. Conheça sete deles e se torne mais um adepto deste exercício físico.

Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. “Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo”, aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. “Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada”, afirma.

“Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário”, afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica. “Quem organiza treinos geralmente alterna a bicicleta com a caminhada ou a corrida, pois esses exercícios são equivalentes e, misturados, acabam com a monotonia”, conta Ricardo Nahas.

Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, como explica o médico do esporte Ricardo. “Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso”, diz.

Fonte: minhavida por Laura Tavares

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A Petra Medicina parabeniza todas as mulheres com a declaração de Silmar Coelho.

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Morava na montanha, via brilho da luz e a sinfonia dos trovões chamando meu nome; riachos corriam entre as pedras embalando a paz e gerando vida; porém, nunca foram tão belos ou me fizeram tão bem até conhecer a mulher que amo. Na serra pássaros voavam e árvores dançavam ao soprar do vento, numa orquestra afinada, bem ao lado da minha casa, mas nunca lhes dei atenção até conhecer a mulher que amo. Hortênsias coloriam e exalavam perfume e o cheiro da terra depois da chuva enchiam o ar com o perfume da vida; todavia, nunca os senti plenamente até encontrar a mulher que amo.
De súbito, meu mundo ficou lindo, cheio de música e cores, depois que conheci a mulher que amo. Ela iluminou minhas noites; trouxe a lua para tão perto que encheu com seus raios o meu coração. Fez minhas manhãs nascerem ensolaradas.
Eu era fraco, mas ao seu lado me sinto forte, o melhor dos homens; estava sem rumo, mas agora tenho destino; ela me abraçou e beijou fazendo formigar minha pele com sua doçura. Ela acreditou em quem eu era e me ajudou a ser quem sou. Ela é a expressão do Amor, meu pedacinho do céu e a certeza absoluta de que Deus existe. Que linda e boa mulher Deus me deu.

Silmar Coelho

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O uso do fio dental não basta. Você está escovando seus dentes adequadamente?

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Usar o fio dental e escovar os dentes deve ir da mão como os dois aspectos fundamentais do bom cuidado bucal e é importante seguir a técnica adequada para ambas atividades. Usar as técnicas corretas de escovação, duas vezes por dia, e usar o fio dental diariamente, ajudará a promover a saúde bucal ao longo prazo.

Incluso se você escovou seus dentes e usou o fio dental desde a infância, é provável que com o passar dos anos tenha desenvolvido alguns hábitos inadequados, tais como fazer uma escovação muito forte, descuidar os dentes posteriores e esquecer o uso do fio dental.

Considere estas recomendações durante a escovação, seja antes ou depois de usar o fio dental:

  • Segure a escova de dente em um angulo de 45 graus sobre a linha das gengivas.
  • Quando escove seus dentes, deslize a escova suavemente para frente e para trás sobre a parte frontal, posterior e superior (superfície de mastigação) do dente. Não esfregue com forca ao longo da linha das gengivas, já que poderia irritá-las.
  • Lembre-se de escovar (e usar o fio dental) atrás dos dentes frontais inferiores. Use as cerdas situadas na ponta da escova para alcançar essa área. Se for difícil atingir essa área com um fio dental regular, teste um porta-fio manual ou elétrico.

Outro elemento que complementa o cuidado oral é a escovação da língua. Esse passo refrescará seu hálito e eliminará muitas mais bactérias que causam tiver risco de acumulação de placa ou de sofrer uma doença das gengivas, considere adicionar um enxague bucal antisséptico a sua rotina de cuidado bucal.

Fonte: oralb.com.br

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Cuidado com a Insolação!

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Os sintomas da insolação, que ocorre quando há uma exposição exagerada a um ambiente muito quente e seco, como ficar horas sob o sol quente, por exemplo, incluem:

  • Febre, com temperatura corporal igual ou superior a 39ºC;
  • Pele muito avermelhada, quente e seca;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos batimentos do coração e respiração rápida;
  • Sede, boca seca e olhos secos, sem brilho;
  • Enjoos, vômitos e diarreia;
  • Alterações da consciência como não saber onde se está, quem é ou que dia é, por exemplo.

A insolação é grave, especialmente em idosos e crianças, pois nestas idades, o corpo tem mais dificuldade em lidar com as mudanças da temperatura, o que pode provocar desidratação e, em casos mais graves, convulsões e danos cerebrais irreversíveis que podem levar à morte. Além disso, a insolação pode mesmo causar problemas mais graves para a saúde como aumento das chances de ter queimaduras de 2º ou 3º ou convulsões. Saiba todos os perigos da insolação em Insolação pode causar queimaduras graves.

Os sintomas de insolação infantil ou no bebê incluem o aumento da temperatura do corpo para valores iguais ou superiores a 40ºC, a pele muito vermelha, quente e seca, a presença de vômitos e sede, a boca ou língua secas, lábios rachados e choro sem lágrimas.

O tratamento para insolação é feito levando a vítima para um local arejado e com sombra, oferecendo água e sucos naturais em abundância para hidratar o corpo e colocando toalhas molhadas com água fria sobre todo o copo. Caso a vítima apresente vômitos intensos ou perca a consciência, deve-se chamar uma ambulância ou levá-la ao pronto-socorro. Veja mais dicas sobre o que fazer em casos de insolação.

Fonte: tuasaude.com  por Aleksana Viana

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