Caminhar faz tão bem à saúde quanto correr

Segundo nova pesquisa, ambos os exercícios, embora sejam de intensidades diferentes, ajudam a controlar a pressão alta e o colesterol no sangue, além de reduzir o risco de doença coronariana e diabetes.

Qual atividade física, entre a caminhada e a corrida, é melhor para o coração? Apesar de possuírem intensidades diferentes, os dois exercícios proporcionam os mesmos benefícios à saúde. Foi o que concluiu um novo estudo americano feito com mais de 45.000 pessoas. A pesquisa revelou que andar, assim como correr, é eficaz em diminuir o risco de hipertensão, diabetes e doença coronariana.

Caminhar pode ser tão benéfico à saúde quanto correr, no que diz respeito à diminuição dos níveis de colesterol no sangue, ao controle da pressão arterial e à redução do risco de diabetes e doença coronária.

“Comparar a caminhada e a corrida é ideal para testar os benefícios de atividades de intensidade moderada e alta, por esses dois exercícios envolvem os mesmos grupos musculares”, diz Paul Williams, pesquisador do Laboratório Nacional de Berkeley da Universidade da Califórnia. O que importa não é o tipo de atividade física, mas o quanto se anda ou corre. “Além disso, quando uma pessoa, durante a caminhada, gasta a mesma quantidade de calorias que um indivíduo durante a corrida, os efeitos à saúde obtidos por ambos são comparáveis”, diz Williams.

Andar mais ao longo do dia protege contra o diabetes tipo 2

Caminhar atenua a dor nas costas

Caminhada rápida ou corrida previne síndrome metabólica

Corrida em ritmo moderado aumenta a expectativa de vida

Caminhada rápida aumenta a longevidade

Fonte: veja.abril.com.br

Petra Medicina do Trabalho Campinas