DICAS PARA MANTER UMA BARBA DE RESPEITO

Deixar a barba crescer é uma escolha que envolve diversos fatores, principalmente o genético. Não adianta querer uma barba volumosa e fechada se os pelos não crescerem corretamente. Vale a pena procurar o dermatologista caso sua barba possua falhas para corrigi-las e, se os pelos crescerem uniformemente, você deve seguir à risca os conselhos a seguir.

 

Evite coçar

Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Resista à tentação, já que usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar os produtos pré e pós barba pode te proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.

O barbear faz toda diferença

Você já deve ter ouvido muito que fazer a barba no sentido contrário faz com que os pelos cresçam mais fortes e mais rápido. Muitos dizem que é mito, mas muitos também afirmam que funciona, e com os homens aqui da Men’s funcionou! A dica é umedecer bastante os pelos com água morna antes do barbear, pra que eles fiquem mais macios e maleáveis.

Quantas vezes devo aparar a barba?

Isso depende de como a sua barba cresce e qual o tamanho de barba você quer atingir. Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês. No começo, o ideal é que você vá duas ou três vezes a um barbeiro para moldar o desenho da barba até que ele esteja do jeito que você quer.

 

 

Não deixe a barba crescer descontroladamente

Deixar a barba longa é algo que demanda certo trabalho, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer.  É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente. As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente com uma maquininha elétrica ou com uma tesourinha e pente para barba.

Limpe bem a sua barba!

Não importa o tamanho, a barba suja fica com um aspecto horrível. Se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. A barba acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos. Antigamente usávamos shampoos e condicionadores comuns, ou até mesmo um sabonete neutro para limparmos os pelos faciais. Hoje já contamos com produtos específicos para esse tipo de pelo que costuma ser mais grosso e ressecado. Os shampoos para barba ajudam a remover completamente as impurezas acumuladas durante o dia, deixando a barba limpa, hidratada e prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.

Apesar de todos os cuidados, minha barba continua com os pelos rebeldes. O que posso fazer para controlá-los?

É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. O uso regular de uma loção para a barba pode ser uma ótima solução.

 

Nada de deixar o bigode caindo na boca

O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Por ficar muito perto da boca, é a região que mais acumula sujeira durante o dia todo. Por isso, fique atento para  não deixar os fios caídos sobre a boca. Para isso não acontecer, basta aparar o bigode regularmente e penteá-lo para que ele fique no lugar durante o dia. Outra saída é usar uma cera para bigode, para fixar no lugar.

Use um óleo para barba

Os pelos ficam em contato com a poluição, sol, vento, comida… Por isso, costumam ficar danificados e ressecados com o tempo. O uso de um óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável. Mas, cuidado: não passe o óleo na raiz dos fios. Isso pode deixar a pele oleosa e colaborar no surgimento de espinhas.

Fonte: Men’s Market

PetraMedicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *