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Beber água guardada por muito tempo: pode?

Ao consumir água armazenada por longos períodos é importante atentar a alguns detalhes
Se a água estava limpa quando entrou nos recipientes em que está armazenada, se os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, e se você tiver certeza de que eles nunca foram abertos, a água não fica imprópria para consumo.

Se você tiver dúvidas sobre qualquer um desses fatores, a água ainda pode ser usada se for purificada. Os métodos de purificação geralmente sugeridos são filtragem seguida de fervura e adição de algumas gotas (cerca de oito para cada garrafa de 2 litros) de água sanitária de uso doméstico sem perfume.


Autoridades como a Cruz Vermelha e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergência dos Estados Unidos recomendam manter estoques emergenciais de água à mão em caso de desastre: um galão por dia, por membro da família, é suficiente para pelo menos três dias. Deve ser água em garrafa vendida no supermercado ou água de torneira clorada colocada em recipientes de plástico limpos, do tipo garrafa PET. Embalagens de papelão tipo leite ou suco jamais podem ser usadas para este fim.
Autoridades também recomendam renovar esse estoque a cada seis meses e mantê-lo longe do calor e da luz solar, o que incentiva o crescimento micro organismos prejudiciais à saúde. Antes de ser consumida a água fervida pode ser aerada para torná-la mais agradável passando a água de um recipiente limpo para outro, e vice-versa.

Fonte: saude.ig.com.br
The New York Times

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Veja os benefícios e a importância da Ginástica Laboral

ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.

Geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como:

  • Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.
  • Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo.

Com a prática da ginástica laboral, aos poucos os empresários acabam concluindo que a preservação e manutenção da saúde acabam refletindo no rendimento de seus colaboradores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar o trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho saudável. Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários.

Fonte: infoescola.com  Por Juliana Melatti

Alguns benefícios da Ginástica Laboral:

  • Prevenção das doenças osteomusculares.
  • Melhora das capacidades físicas.
  • Correção postural.
  • Incentivo a prática de exercícios físicos.
  • Conscientização corporal.
  • Integração de equipe.
  • Descontração no ambiente de trabalho.

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Estudos provam que dormir bem realmente faz bem para a pele

Como já se sabe, o sono é essencial para a saúde, gerando benefícios desde a perda de peso até o tratamento do câncer. Mas, recentemente, estudiosos confirmaram o que os ditados populares já diziam: que o sono ajuda a retardar os efeitos da idade na pele.

Segundo o Daily Mail, o estudo da University Hospital Case Medical Centre de Ohio, nos Estados Unidos, investigou o processo celular natural de purificação da pele e descobriu que, como todas as outras partes do corpo, as células da pele também se recuperam durante o sono e trabalham enquanto estamos acordados. Este estudo é o primeiro a provar que este processo de purificação tem picos de trabalho durante a noite, por isso a grande importância do repouso para a pele.

 

Cientistas disseram que pessoas que têm uma qualidade ruim de sono perdem 30% mais água depois de 72 horas em que a pele foi exposta aos efeitos de raios ultravioletas do que aquelas que dormem bem. Além disso, as mulheres que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem sinais da idade, como linhas de expressão e rugas, devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol. Além do sono, envelhecer, ter estresse e exposição aos fatores ambientais também acumulam detritos nas células da pele, o que dificulta este processo de purificação.

O Daily Mail ainda listou algumas informações sobre o sono. Confira:

– A quantidade de horas de sono deve ser suficiente para a pessoa acordar descansada. O número ideal costuma ser entre 7 e 8 horas, mas fatores genéticos fazem esta quantidade variar, ficando entre 4 e 10 horas. Além disso, mulheres têm 75% mais chances de terem problemas de sono do que os homens.

– Especialistas dizem que não é possível fazer um treinamento para precisar de menos horas de sono e alertam que quem levanta ainda cansado é porque não tem uma boa qualidade de descanso.

 

– Médicos afirmam que ter um boa qualidade de sono ajuda a proteger o sistema imunológico e prevenir contra gripes e resfriados, além de ajudar a ter uma alimentação mais saudável e perder peso porque regula os hormônios que controlam o apetite. O sono também determina o humor, podendo ajudar a evitar ansiedade, estresse e depressão.  Fonte: terra.com.br

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OS BENEFÍCIOS DA ESCALADA ESPORTIVA

Sem dúvida, você já viu algumas pessoas subindo em paredes montadas, repletas de agarras artificiais. Trata-se da escalada esportiva, modalidade descendente do Alpinismo que cada vez mais adquire adeptos. Essa prática foi criada pela necessidade de treino principalmente no inverno europeu, muito rigoroso.

Assim, a escalada, que antes era praticada apenas em contato com a natureza, foi adaptada para a prática indoor em galpões com muros construídos para a prática de técnicas usadas em ambientes outdoors. Em seguida, a prática em ginásios de escalada cresceu, abrindo portas para a prática da escalada esportiva em academias e até em escolas, sempre priorizando a segurança do praticante.

A escalada esportiva pode ser praticada por pessoas de todas as idades, incluindo crianças, mas é preciso ter uma boa orientação através de instrutores capacitados para aprender a técnica empregada e o uso correto dos equipamentos.

Veja abaixo, os benefícios desta prática esportiva:

Aumento da resistência muscular;

Trabalha também a explosão muscular;

Melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo, além de trabalhar aspectos psicológicos como medo, concentração e atenção;

Elimina o estresse e traz bem estar físico e mental.

A escalada esportiva nas escolas tem revelado atletas de ponta no cenário nacional, além de formar escaladores que se apaixonam pela atividade e que levam essa mesma admiração para escaladas em rocha.

Vale a pena experimentar!

Fonte: Vila Mulher

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Jiu-Jitsu é bom e emagrece mesmo!

O jiu-jitsu ou a “arte suave” é uma das mais antigas artes marciais do mundo caracterizado por aplicar nas lutas técnicas de defesa pessoal, reconhecidas pela sutileza em utilizar apenas o corpo como instrumento de defesa e ataque.

Com técnicas baseadas nas alavancas, torções e pressões do corpo e usando a força do oponente como estratégia para a imobilização, essa arte de luta dos antigos guerreiros transformou-se num esporte bastante difundido e praticado em todo mundo.

O jiu-jitsu apesar de ser um esporte de luta, de muito contato físico, possui caráter estratégico o que exige muita técnica, concentração, determinação, atenção e principalmente respostas rápidas do corpo. Não é uma luta agressiva, muito pelo contrário, preza sempre pela integridade física de seus praticantes.

Mesmo com espírito de competitividade entre os praticantes os seus ensinamentos vão muito mais além do que o simples domínio das técnicas de luta. Os benefícios são visíveis na saúde física, emocional e também no convívio social.

O desenvolvimento da parte física é uma consequência dos intensos treinamentos, porém o domínio da técnica é fundamental para se destacar neste esporte. Durante os treinos, que são praticados na maior parte do tempo no chão, são executados diferentes movimentos exercitando os mais variados músculos.

É uma atividade física bastante cansativa e quando você não consegue mais usar a força física, daí é o momento em que mais se desenvolve o seu jiu-jitsu. Para vencer o seu oponente é preciso manter a concentração, uma boa respiração, usar a força mental e uma boa estratégia.

Conheça 10 Benefícios do Jiu-Jitsu

  1. Defesa pessoal;
  2. Melhora autoestima, autoconfiança e desenvolve o caráter;
  3. Define o corpo, abdômen e quadril, com treinos periódicos os resultados surgem entre 4 e 5 meses;
  4. Acelera o metabolismo promovendo a queima de calorias também no período de repouso;
  5. Ajuda a perder barriga e emagrecer;
  6. Aumenta a resistência do organismo;
  7. Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
  8. Ajuda a desinibir os tímidos e acalmar os agitados e ansiosos;
  9. Aumenta a flexibilidade a coordenação motora e os reflexos;
  10. Reduz o estresse e a ansiedade.

Para quem deseja perder peso, entrar em forma e adquirir um bom condicionamento físico praticar o jiu-jitsu é uma excelente opção. Os treinos exigem um grande esforço físico com um gasto calórico muito alto, podendo chegar a uma queima de 1000 calorias em uma hora de aula, entre alongamentos, aquecimentos com posições de luta e finalizando com as posições de aula com várias repetições.

Atualmente é uma prática esportiva bastante procurada por pessoas de todas as idades. Principalmente entre as mulheres na busca por um corpo saudável e bem definido.

 

Benefícios do Jiu-Jitsu para As Mulheres

Para as mulheres que praticam o jiu-jitsu além dos benefícios à saúde já citados anteriormente proporciona também vantagens na parte estética. Como a atividade emagrece e define o corpo, essa definição se evidencia não somente na área da barriga, mas também nos braços, pernas e quadril.

O treino é um esforço físico constante o que ajuda a desenvolver a força física feminina aumentando a massa muscular, consequentemente diminuindo a possibilidade do aparecimento de estrias, celulites, gorduras localizadas e até mesmo das varizes.

E geral as mulheres têm mais flexibilidade do que os homens e o jiu-jitsu feminino se destaca em relação aos demais esportes pela flexibilidade. A própria luta já é um exercício de alongamento. Essa atividade física promove uma boa saúde física e mental, tonificando os músculos e definindo o corpo um desejo comum da maioria das mulheres.

Não há dúvida de que para fugir do sedentarismo espantar uns quilos extras, definir o corpo e ainda melhorar a qualidade de vida é preciso movimentar-se. E para isso existem diversas opções de atividades físicas. É saudável buscar alternativas que sejam compatíveis com as suas preferências individuais.

E o jiu-jitsu é um esporte de luta que pode lhe proporcionar o desenvolvimento da flexibilidade, força, coordenação, concentração, reflexos rápidos e muito mais. Isso significa mais saúde e qualidade de vida.

Se você ficou interessado neste esporte então movimente-se procure uma academia mais próxima de você e se informe! Faça uma boa escolha e bons treinos.

Fonte: saudesporte.com.br

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4 bons motivos para você praticar esportes coletivos

Ok, você já sabe que fazer exercícios fazem bem, mas você conhece as vantagens extras de praticar modalidades como basquete ou vôlei?

Te ajuda a se entrosar no trabalho

A sua vida profissional, por exemplo, pode ganhar muito com a prática. Jogar um esporte coletivo com seus colegas pode ajudar sua equipe toda a se entrosar no ambiente do trabalho. É isso que defende Luiz Dantas, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP: “As pessoas aprendem a se mobilizar por um objetivo comum”. Te aproxima do chefe… e do estagiário!

A prática esportiva entre pessoas que trabalham juntas cria um momento não só de descontração, como de um novo tipo de relação. “Se você for assistir a uma partida de futebol entre colegas de empresa, vai ver que é um espaço em que todos são iguais”, diz o professor. Esse novo vínculo, ainda que temporário, pode aliviar as tensões vindas do ambiente corporativo.

Seu ciclo de amizades vai ampliar

Um dos maiores benefícios quando começamos a praticar um esporte é que fazemos amizades. Seus parceiros de treino e jogo podem ter profissões e vidas distintas, mas um interesse em comum. Aproveite isso para fortalecer os laços: marque partidas em parques ou quadras diferentes e, depois, estiquem para tomar um açaí (ou até uma cerveja para refrescar, né?). Tem ainda outra vantagem. Muita mulher bonita pratica, por exemplo, tênis (fica a dica…)

Você se mexe mais

Quase todos os esportes coletivos trabalham tanto membros superiores quanto inferiores, como pernas, glúteos, coxas, abdome e músculos do tronco e dos braços. Também promove agilidade, por causa da movimentação intensa, e melhora o reflexo, o equilíbrio e a força.

Fonte: vip.abril.com.br

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Novidade: A maior trilha do mundo!

Comemorando o aniversário de 150 anos do Canadá, está prevista a inauguração da The Great Trail, a maior trilha do mundo! Exclusiva para ciclistas e pedestres, a rota terá 24 mil quilômetros de estradas e trilhas, dos quais 21 mil já estão prontos. Trechos que já são destinos famosos de ciclistas, como a Trans Canadá, estão incluídos na rota, que ligará 15 mil comunidades. Em um mapa interativo no site, o turista poderá encontrar, por meio de localizador, o endereço mais perto de onde está para chegar a algum ponto da pista.

 

Fonte: revistabicicleta e thegreattrail.ca

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Viajar faz bem à saúde, revela pesquisa: 7 benefícios

Mais um motivo para programar sua próxima viagem!

Além de fazer bem para descansar, aumentar a alegria e ampliar conhecimentos, tirar alguns dias para passear também faz bem para a saúde.

É o que mostra uma pesquisa britânica, feita pela Nuffield Saúde e Agências de viagens Kuoni Trave.

O levantamento diz que o hábito de viajar ajuda o turista a se desligar dos problemas e do estresse do dia a dia.

E isso contribui para melhorar a pressão arterial, o sono, e reduzir níveis de glicose no sangue.

“O estudo mostra, que as férias não só nos fazem com que nos sintamos bem, mas que, na verdade, nos ajudam a ser mais saudáveis”, comenta a psicoterapeuta Cristine Webber, que participou da pesquisa juntamente com a Nuffield Saúde e Kuoni Trave.

 

Veja quais são os 7 benefícios de viajar – para a saúde – e aproveite para planejar seu próximo passeio!

  1. Reduz nível de estresse
  2. Melhora a qualidade do sono
  3. Reduz a pressão arterial
  4. Diminui os níveis de glicose no sangue
  5. Melhora a forma física
  6. Aumenta os níveis de energia
  7. Melhora o humor

Fonte:  Só Notícia Boa

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Hidratação no inverno

Durante o inverno, é comum as pessoas sentirem menos sede e reduzirem o consumo de líquidos. Entretanto, os médicos orientam que a boa hidratação também é fundamental nesse período, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, incluindo as associadas às vias respiratórias, por exemplo.

A baixa umidade do ar, que predomina durante os meses de frio, acentua ainda mais a necessidade do consumo de líquidos, já que o ar seco pode causar ressecamento da pele e mucosas, agravando estados de gripe e alergias.

Crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis à desidratação. Da mesma forma, pessoas que praticam atividade física ao ar livre, ou que trabalham muito tempo na rua, estão mais expostas ao clima seco e ao acúmulo excessivo de poluição.

Os nutricionistas afirmam que a água continua sendo o melhor líquido para hidratar o corpo, mas ela deve ser filtrada ou mineral. Contudo, chás, sopas e outros alimentos quentes também podem ser considerados boas escolhas no inverno.

Sopas feitas com verduras, legumes e cereais integrais, além de hidratar, contribuem para a ingestão de vitaminas, minerais, fibras e uma variedade de outros componentes.

A quantidade diária recomendada de líquidos varia de pessoa para pessoa, de acordo com idade, sexo, intensidade de atividade física e outros fatores. Por outro lado, a nutricionista Marcia Nacif* explica que, de modo geral, aconselha-se a ingestão diária de 35 ml de água por quilo de peso para adultos saudáveis. Assim, uma mulher de 60 kg deveria consumir cerca de 2,1 L de água por dia.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, incentiva as pessoas a ingerirem, no mínimo, dois litros de água por dia (seis a oito copos) preferencialmente entre as refeições. De acordo com o Guia, suco de fruta fresca ou polpa congelada, sem a adição de açúcar, também equivalem a uma porção de água.

Para manter o corpo hidratado no inverno, a dica é ter à mão uma garrafa de água mineral e uma térmica com chá quente. Aproveite para experimentar novos sabores e testar receitas que misturam frutas e especiarias, como canela e gengibre.

 

*Marcia Nacif é nutricionista, especialista em Nutrição Hospitalar, mestre em Nutrição Humana Aplicada e doutora em Saúde Pública pela USP. Atua como professora dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: nestle.com.br

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